Escolha uma Página

A importância da manutenção dos equipamentos hospitalares

por | maio 5, 2022 | Serviços e Produtos

Se você é médico e tem um consultório, atua em um hospital ou clínica hospitalar, deve saber o quão importante é poder contar com apoio técnico dos equipamentos hospitalares com tecnologia de ponta no auxílio aos processos de diagnósticos e tratamentos médicos.

Os equipamentos para diagnósticos, tratamentos e intervenções cirúrgicas representam hoje um importante avanço tecnológico no campo da medicina, permitindo mais precisão e sucesso em procedimentos que vão desde a investigação sobre a condição de saúde do paciente até a cura de diversas doenças.

Dessa forma, são ferramentas que contribuem significativamente para melhorar as condições de saúde e bem-estar dos pacientes em geral, assim como, trazer mais facilidade para a atuação dos médicos no exercício da profissão.

Os equipamentos diagnósticos por imagem, principalmente, são um bom exemplo dessa evolução tecnológica na medicina.

Por meio deles, é possível confirmar ou eliminar a suspeita de inúmeras doenças, bem como facilitar a indicação do melhor tipo de tratamento para casa caso, a partir de uma visão muito clara da situação de cada paciente.

A importância das manutenções dos equipamentos hospitalares

Dada a grande importância desses equipamentos no dia a dia do ambiente clínico hospitalar, qualquer falha, defeito ou uma mínima imprecisão sequer, pode levar a graves consequências e interferir diretamente no processo de diagnóstico, tratamento e cura de enfermidades.

Por isso, é preciso mantê-los sempre em pleno funcionamento e ter a garantia de que estão operando com 100% de sua capacidade.

E é aí que entra a importância das manutenções.

Ao contrário do senso comum, em que se acredita que a manutenção de um equipamento é realizada apenas quando apresenta alguma falha, o correto é que esse processo ocorra de maneira periódica, mesmo quando o aparelho está em pleno funcionamento, sendo uma manutenção de caráter preventivo.

Isso deve ser fortemente considerado, uma vez que, por mais moderno que seja um equipamento, sua performance pode ficar comprometida ao longo do tempo, assim como, ocorrer uma eventual perda de qualidade com o passar dos anos ou até mesmo apresentar uma possível falha por qualquer instabilidade durante sua utilização.

Acompanhar o estado de funcionamento dos equipamentos é um fator crucial para evitar que tais adversidades ocorram.

É preciso ressaltar que existem dois tipos principais de manutenção: a corretiva, que é acionada quando surge qualquer problema no funcionamento. E a preventiva, que deve ocorrer de maneira sistemática promovendo o monitoramento e controle, para reduzir ou mesmo evitar quaisquer falhas no desempenho dos equipamentos.

Tipos de manutenção

Além da manutenção corretiva e preventiva, cabe também citar que existe ainda a manutenção preditiva.

A manutenção preditiva, mais do que simplesmente prevenir, visa antecipar quaisquer tipos de problemas que possam vir a se tornar um problema potencial e que possa vir a se tornar a causa a gerar uma futura eventual falha do desempenho ou operação.

Vale ressaltar também que além dos aspectos técnicos, as manutenções periódicas trazem outro grande benefício, é a redução de custos.

Os equipamentos que estão sempre passando por manutenções tendem a ter uma durabilidade maior, além de reduzir os custos de eventuais consertos, como por exemplo gastos com mão-de-obra e troca de peças.

A obrigatoriedade das manutenções

A manutenção é um fator necessário, extremamente importante e que deve ocorrer inclusive por uma obrigatoriedade, exigida por força da legislação, imposta pelo Ministério da Saúde e da Anvisa.

Uma delas é a RESOLUÇÃO Nº 2, DE 25 DE JANEIRO DE 2010 (https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/anvisa/2010/res0002_25_01_2010.html), que dispõe sobre o gerenciamento de tecnologias em saúde nos estabelecimentos de saúde.

Este regulamento estabelece os critérios mínimos que devem ser seguidos pelos estabelecimentos de saúde quanto ao gerenciamento dos equipamentos tecnológicos em saúde, utilizados na prestação dos serviços.

Por meio desses critérios é possível garantir a rastreabilidade, qualidade, eficácia, efetividade e segurança, desde quando o equipamento entra no local até o seu uso final. Envolve inclusive aspectos diversos, como, planejamento de recursos físicos, materiais e humanos, abrangendo também a capacitação dos profissionais envolvidos em toda a operação.

Essa norma imposta pela legislação determina que cada unidade de saúde desenvolva e efetue a implantação um plano de gerenciamento dos seus equipamentos hospitalares.

Esse plano deve contar com a coordenação de um profissional tecnicamente capacitado para a função e que possua curso superior, sendo este um funcionário próprio do estabelecimento ou terceirizado.

Esse processo permite que se possa verificar o nível de funcionamento dos equipamentos, promovendo a correção de possíveis falhas, de maneira ordenada e por meio de maneira metódica e contínua.

Segurança e precisão dos equipamentos hospitalares

O plano de manutenções dos equipamentos e a capacitação técnica de quem opera essas ferramentas tecnológicas na área de saúde, são fatores cruciais para manter a segurança e garantir que os pacientes tenham o melhor atendimento e os médicos mais tranquilidade para suas tomadas de decisões quando a escolha dos melhores tipos de tratamentos.

E para garantir total precisão e absoluta certeza de que a manutenção seja executada de maneira correta, é preciso contar com empresas que realmente conheçam a fundo cada tipo de equipamento e tenham condições de executar esse serviço de maneira correta.

Serviços de manutenção de equipamentos médico-hospitalares

Se você precisa realizar manutenções em seus equipamentos e busca uma empresa especializada capaz de realizar manutenções, recuperação e conserto dos seus equipamentos médicos, nós podemos ajudar.

A Diagnostic Medical possui equipe altamente qualificada, certificada e com capacitação técnica para efetuar as manutenções em seus equipamentos com total precisão e segurança.

Cuidamos de todo o processo de manutenção desde ajustes nos equipamentos, troca de peças até todos os tipos de testes necessários para garantir a performance ideal dos seus equipamentos.

Fale com nossa equipe de atendimento e solicite uma reunião estratégica.  Entre em Contato

Deixe seu comentário
Share This