Escolha uma Página

HoLEP: Técnica padrão ouro para tratamento da HPB

por | out 29, 2021 | Área da Saúde, Urologia

Urologista Dr. Felipe Figueiredo apresenta a nova técnica de tratamento da Hiperplasia Prostática Benigna (HPB).

A hiperplasia prostática benigna (HPB), comumente designado como o aumento prostático benigno, é um problema urinário que afeta os homens, em geral a partir da faixa dos 50 anos de idade. Trata-se de um problema comum que dificulta o ato de urinar e pode ser um fator para o comprometimento da saúde e qualidade de vida.

No post de hoje vamos falar sobre uma nova técnica para o tratamento do HPB, a HoLEP, apresentada pelo Dr. Felipe Figueiredo.

Boa Leitura!

Como é realizada a cirurgia para tratar a HPB (Hiperplasia Prostática Benigna) com HoLEP

O Cirurgião inserirá um endoscópio (um pequeno telescópio operacional com uma luz e uma microcâmera) na uretra e então uma fibra laser capaz de transferir alto nível energia do equipamento a ponta da fibra.

A energia do equipamento de Holmium Laser será direcionada para a próstata, onde o cirurgião definirá os limites do adenoma prostático e iniciará sua enucleação liberando-a e removendo qualquer tecido que esteja obstruindo a uretra.

Após a enucleação do adenoma prostático, ele será removido da bexiga usando outro instrumento chamado morcelador que é utilizado para triturar o tecido da próstata em fragmentos que são então em seguida facilmente removidos.

Após removidos, parte do tecido será enviado a um laboratório para análise histológica.

HPB e HoLEP por Dr. Felipe Figueiredo

A Cirurgia Holep

O equipamento

O equipamento Cyber Ho Possui alta potência de emissão (até 152W) com software intuitivo que permite uma ampla modulação da largura de pulso para diferentes etapas do tratamento.

As múltiplas combinações de configurações e ferramentas permitem a máxima versatilidade de uso para que o cirurgião alcance facilmente os resultados desejados.

Cyber-Ho

Virtual Basket® & Vapor Tunnel®

A modulação de pulso de laser específica gera bolhas mais longas, capazes de se estender ainda mais, criando um canal de conexão com o alvo, garantindo uma entrega aprimorada de energia, com ablação rápida e eficaz da mesma e redução da retropulsão.

MasterPULSE

O Cyber HO é o único equipamento que possui 7 níveis de ajuste da largura de pulso que permite o cirurgião ajustar o efeito do laser com base em seu feedback visual.

Evidências clínicas comprovam que uma emissão de Holmium Laser de alta potência pode funcionar perfeitamente para uma enucleação suave e eficaz.

A realização de HoLEP com Cyber Ho proporciona ao paciente excelentes resultados em termos de eficácia a longo prazo, efeitos pós-operatórios reduzidos com maior segurança e rápida recuperação do paciente.

Principais vantagens do HoLep

  • Remoção completa do Adenoma
  • Ausência de Incisão Abdominal: O tratamento é totalmente feito pela via uretral sem necessidade de qualquer corte.
  • Permite operar próstatas grandes: Permite operar próstatas grandes ( acima de 80kg) e também próstatas menores.
  • Menor propensão de dor: O uso do Holmium laser permite realizar uma enucleação com muita precisão devido sua baixa penetração de laser no tecido, garantindo com que o paciente tenha menos dor no pós operatório e menor desconforto.
  • Menos sangramento: O Equipamento oferece excelente coagulação e pode ser uma excelente opção para homens que tomam medicamentos para diluir o sangue ou que têm distúrbios de sangramento que dificultam que o sangue coagule normalmente. Praticamente não há necessidade de transfusão sanguínea.
  • Menor tempo de internação: A Cirurgia a laser pode ser feita em nível ambulatorial ou com uma internação durante apenas uma noite.
  • Menor necessidade de cateter: Os procedimentos para tratar uma próstata aumentada (HPB) geralmente requerem o uso de um tubo (cateter) para drenar a urina da bexiga após a cirurgia. Com a cirurgia a laser, um cateter geralmente é necessário por menos de 24 horas.
  • Resultados mais rápidos: Melhorias nos sintomas urinários da cirurgia a laser são perceptíveis imediatamente pelo paciente. Enquanto que com o uso de medicamentos, os resultados poder levar várias semanas ou até meses para se observar uma melhora significativa.
  • Remoção precoce da sonda uretral: Com alta precoce é retirada a sonda uretral e permite que cerca de 90% dos pacientes recebam alta em 24 horas.
  • Análise histológica: É possível realizar a análise histológica do material ressecado devido o tecido removido não ser queimado.
  • Tratamento simultâneo: Permite também o tratamento simultâneo de cálculos renais eventualmente encontrados na bexiga (litotripsia a laser).
  • Excelentes resultados nos curto e longo prazos: Excelentes resultados nos curto e longo prazos ao permitir a retirada completa do adenoma prostático, tornando a possibilidade de reoperação futura praticamente nula, pois não haverá mais adenoma prostático residual.

Gostou? Para maiores informações clinicas acesse:  Instituto da Próstata Aumentada.

Para saber mais sobre o equipamento Cyber Ho CLIQUE AQUI e contate nossa equipe de atendimento.

Se você é paciente, saiba que a escolha do método ideal deve ser feita pelo seu urologista, pois algumas técnicas apresentam vantagens específicas e nem todas se aplicam a todos os pacientes.

 

 

Deixe seu comentário
Share This