Movimento mundial de combate ao câncer de próstata
O câncer de próstata é o tipo de câncer que mais acomete os homens no mundo, sendo responsável, segundo o Ministério da Saúde por cerca de 28,6% de mortes no Brasil.
Portanto, trata-se de uma doença grave que deve e pode ser evitada, demandando atenção por parte dos homens, em especial acima dos 50 anos de idade.
No post de hoje trazemos informações que são importantes e que devem estar no foco de atenção desse público.
Boa leitura!
O que é a próstata e para que serve
A próstata é uma glândula localizada abaixo da bexiga, estando dentro da virilha entre a base do pênis e o reto. Sua função é produzir o líquido prostático, sendo responsável por produzir parte do sêmen.
Esse líquido prostático ou seminal se mistura ao esperma nos testículos, possibilitando aos espermatozoides sobreviverem e serem expulsos durante a ejaculação.
Condições que afetam a próstata
Algumas condições adversas podem gerar problemas na próstata, sendo os mais comuns a prostatite, que é uma inflamação causada por uma infecção bacteriana; a hiperplasia, que é o aumento benigno dessa glândula em função do crescimento do seu tecido, a ponto de pressionar a uretra e a bexiga, bloqueando a passagem da urina e, por fim, a situação mais grave, que é o câncer de próstata.
O que é o Câncer de próstata
Trata-se de um tipo de câncer que se desenvolve por meio da reprodução de células anormais da próstata. Essas células se alimentam dos hormônios masculinos da glândula.
Sintomas da doença
O câncer de próstata é uma doença silenciosa quando em estágio inicial. Isso significa que o homem pode estar acometido pela doença sem perceber, o que torna vital a realização de exames para uma possível detecção.
Porém, quando a pessoa já está apresentando uma fase avançada da doença, alguns sintomas podem aparecer.
Em estágio avançado, os sintomas mais comuns são:
· Disfunção erétil
· Dores ósseas
· Sangue no sêmen ou na urina
· Fraqueza nas pernas ou nos pés
· Fluxo urinário fraco
· Vontade de urinas com frequência à noite
· Entre outros.
Ainda que o homem esteja apresentando sintomas, por serem comuns a outros tipos de enfermidades, pode-se confundir com outras causas, sendo difícil de detectar sem os exames adequados.
Fatores de atenção
Alguns aspectos podem ser considerados como fatores de risco e precisam ser considerados. Por exemplo, o histórico familiar de câncer de próstata é um desses fatores, precisando estar mais atentos os homens que possuem parentes próximos acometidos pela doença, como pai, avô, irmão e tios.
Além disso, os homens negros são os que mais sofrem incidência dessa doença, assim como os obesos.
Qual a melhor forma de prevenção?
A melhor maneira de se prevenir de doenças é manter uma boa qualidade de vida, evitar o sedentarismo, ter uma alimentação saudável e manter uma boa forma. E, sobretudo, se consultar periodicamente com o urologista para realizar os exames de prevenção.
Como se prevenir
Quando diagnosticada em fase inicial de desenvolvimento, as chances de cura são muito maiores. Por isso, é de extrema importância a realização do diagnóstico de forma precoce.
Dessa forma, os homens a partir de 45 anos de idade devem procurar um urologista para realização do exame que permite ao médico avaliar possíveis alterações da próstata.
O exame é realizado por meio do toque retal e pelo exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).
Sendo que em geral, o urologista realiza primeiramente o exame de prevenção por meio do toque retal, e ao identificar qualquer alteração, solicita o PSA.
O que é o PSA?
O PSA é a sigla para o termo em inglês: prostatic specific antigen, que se traduz como antígeno prostático específico.
Trata-se de uma enzima desenvolvida pelas células prostáticas, que liquefazem o sêmen após a ejaculação, com a função de facilitar a fecundação.
O corre que os níveis de PSA aumentam de acordo com a faixa etária, e quando há alguma alteração na próstata, serve como um fator de detecção, o que ajudar a diagnosticar a presença da doença.
Tratamento da doença
O tipo de tratamento da doença dependente de certos fatores, tais como, o estado clínico do paciente, a saúde atual de uma maneira geral, o estado da doença e qual a expectativa de vida.
A depender, portanto, desses fatores, o médico pode optar por uma intervenção cirúrgica, por tratamentos via radioterapia, hormonioterapia, quimioterapia, drogas alvo digeridas ou até mesmo por observação vigilante.
O que é o movimento Novembro Azul?
Trata-se de um movimento teve início em 2003 em Melbourne na Austrália com objetivo de chamar a atenção para a prevenção e diagnóstico precoce de doenças que atingem os homens.
A escolha do mês foi em função da data em que se celebra o dia mundial de Combate ao Câncer de Próstata, que é em 17 de novembro.
Em princípio a ideia era a de que os homens deixassem o bigode crescer durante esse mês e as mulheres em apoio usassem a cor azul ou bigodes falsos para divulgar a conscientização sobre a importância de os homens terem o cuidado com a saúde.
Com o passar do tempo o movimento ganhou força e se espalhou pelo mundo, seguindo o exemplo do movimento Outubro Rosa, que tem o mesmo objetivo em relação à prevenção do câncer de mama.
No Brasil o movimento começou a ter notoriedade em 2008, e a cada ano ganha mais força.
Gostou do conteúdo? Compartilhe e acompanhe todos os posts do blog.